Tratamento do câncer
– Câncer de Mama
– Protocolo Trastuzumab EV (anticorpo monoclonal)
Plano de Tratamento
Se a sua terapia com Trastuzumab for iniciada após a quimioterapia, seu plano de tratamento consistirá em 17 ciclos de tratamento, administrado uma vez a cada 21 dias, durante aproximadamente 1 ano.
Em cada dia de tratamento com trastuzumab isolado, este será administrado por acesso venoso (na veia) com duração de 90 min para o primeiro dia, se bem tolerado, a duração da infusão passa a ser de aproximadamente 30min. Não há necessidade de pré medicações para esta terapia.
Se necessário, a radioterapia ou hormonioterapia serão iniciadas após o término dos ciclos de quimioterapia e continuará durante a sua terapia com Trastuzumab.
Orientações Importantes
Em caso de febre (temperatura >38°C) durante o seu tratamento, procure um pronto atendimento e diga para o médico de plantão que você está em quimioterapia.
Se você está em fase menstrual, a quimioterapia pode levar a uma parada do funcionamento dos ovários. Desta forma pode ocorrer a interrupção da menstruação bem como efeitos semelhantes a menopausa como fogachos (calor) e infertilidade. Converse com seu médico sobre questões de fertilidade e métodos anticoncepcionais.
Você pode tomar pequena quantidade de bebida alcoólica que não irá afetar a eficácia e segurança de seu tratamento.
Efeitos colaterais mais comuns e seus manejos
Efeitos colaterais inesperados e improváveis podem ocorrer com qualquer tratamento medicamentoso. Os listados abaixo são particularmente relevantes para o seu plano de tratamento:
– Função cardíaca: a terapia pode provocar alterações cardíacas. Um exame para verificar sua função cardíaca será realizado antes de você começar o tratamento com Trastuzumab, bem como a cada 3 meses enquanto você completar sua terapia.
– Sintomas gripais: você pode apresentar sintomas semelhantes a um estado gripal, apresentando febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, tosse, dor de garganta e congestão nasal. Geralmente estes sintomas desaparecerem por conta própria. Comunique seu médico se os sintomas persistirem.
– Alteração gastrointestinal: diarreia é sintoma que reflete a alteração do intestino. Beba bastante líquido (água).