Protocolo do câncer
– Câncer de Mama
– Protocolo Paclitaxel
Plano de tratamento
O protocolo consiste em aplicações semanais de quimioterapia. A cada 3 aplicações, chamamos de um ciclo. Normalmente são realizados 4 ciclos, totalizando 12 aplicações.
Em cada dia de tratamento, será administrado medicações por acesso venoso (na veia) cerca de 30min antes do início da quimioterapia, a fim de evitar efeitos adversos como alergia e enjoo.
A administração do medicamento quimioterápico (Paclitaxel) dura aproximadamente 60 minutos.
Exames laboratoriais são necessários para liberação de cada ciclo de tratamento.
Quando necessário radioterapia ou hormonioterapia, estes tratamentos irão iniciar após o término dos 4 ciclos de quimioterapia.
Orientações Importantes
Em caso de febre (temperatura > 38°C) durante o tratamento, deve-se procurar um pronto atendimento e dizer para o médico de plantão que você está em quimioterapia.
Se você está em fase menstrual, a quimioterapia pode levar a uma parada do funcionamento dos ovários ocorrendo então parada da menstruação bem como efeitos semelhantes a menopausa como fogachos e infertilidade. Converse com seu médico sobre questões de fertilidade e métodos anticoncepcionais.
Você pode tomar pequena quantidade de bebida alcoólica que não irá afetar a eficácia e segurança de seu tratamento.
Efeitos colaterais mais comuns e seus manejos
– Náusea e vômito: raramente o Paclitaxel provoca enjoo. Se necessário, use as medicações para evitar esses sintomas conforme prescrição de seu médico.
– Perda de cabelo: a queda de cabelo inicia a partir da segunda semana de tratamento, podendo haver perda de pelos do rosto e do corpo. O crescimento é normalizado após término do tratamento com o quimioterápico.
Caso se sinta confortável, considere um corte de cabelo curto antes do período de queda. Alguns acessórios podem ser utilizados nessa fase, como perucas e lenços, opte pela opção que mais lhe trará conforto e bem-estar.
– Alergia: Reações alérgicas podem ocorrer durante e após a administração.
– Neuropatia: uma sensação de dormência ou às vezes queimação nas extremidades como mãos e pés, pode acontecer principalmente após várias aplicações de quimioterapia. Esse sintoma não é grave e se resolve em semanas a meses após o término do tratamento.
– Feridas na boca: em caso de aparecimento de feridas na boca, é indicado bochechar (agitar líquido na boca) uma solução de bicarbonato de sódio (¼ de colher de sopa de Bicarbonato de Sódio em um copo de água), várias vezes ao dia. Comunique seu médico se essas feridas estiverem interferindo em sua alimentação.
– Cansaço: indisposição pode ocorrer por alguns dias ao longo do tratamento. Entretanto, atividade física leve é recomendada para amenizar este sintoma.
– Dor leve nas articulações: dores nas mãos, joelhos e pés podem ocorrer ao longo do tratamento. Informe seu médico, pois algumas medicações podem amenizar esses sintomas.
– Alteração Gastrointestinal: diarreia ou constipação são sintomas que refletem a alteração do intestino. Beba bastante líquido (água).